Este projeto busca aprimorar a funcionalidade de "Sinalização de Empresas" dentro da plataforma Econodata, um trabalho que realizei como parte de um teste técnico para a posição de Product Designer.
O objetivo central é otimizar a experiência do usuário, lidando com desafios significativos que impactavam diretamente a eficiência operacional.
Abordei problemas como a perda de tempo com a limpeza e validação manual de listas, a ocorrência de dados duplicados, incompletos ou desatualizados que geravam retrabalho, a ausência de sinalização clara sobre quais empresas já eram clientes e um processo de mapeamento de colunas em arquivos CSV que era confuso e propenso a erros.
Minha proposta visa uma rotina mais fluida e intuitiva, que não só atenda às necessidades dos usuários, mas também supere as limitações técnicas existentes, resultando em maior produtividade e precisão nos dados.
Evoluir a plataforma melhorando a experiência do usuário na funcionalidade de “Sinalização de empresas", como parte de um teste técnico para Product Designer na Econodata.
Melhorar a experiência do usuário na funcionalidade de Sinalização de Empresas, com foco em suprir dores recorrentes que impactam diretamente a eficiência do processo, como a perda de tempo com a limpeza e validação manual de listas, a ocorrência de dados duplicados, incompletos ou desatualizados que geram retrabalho, a ausência de sinalização clara sobre quais empresas já são clientes e um processo de mapeamento de colunas em arquivos CSV que atualmente é confuso e propenso a erros.
● Levantar problemas da atual funcionalidade
● Estudar outros players e como resolvem esta questão
● Analisar limitações técnicas da rotina atual e como superá-las
● Propor nova rotina contemplando os objetivos e solicitações dos usuários.
Durante o processo de pesquisa e definição de problemas, apliquei técnicas de levantamento de dados para entender as limitações da funcionalidade atual e identificar oportunidades de melhoria, com base na análise de concorrentes e em boas práticas de usabilidade.
No redesign, foi crucial testar e documentar a visão do produto atual, permitindo uma análise aprofundada da experiência existente. Essa etapa foi essencial para identificar pontos de fricção dos usuários e mapear oportunidades de melhoria, servindo como base para decisões mais assertivas e alinhadas às necessidades reais do projeto.
No inicio do projeto, utilizei a Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas), uma ferramenta essencial para consolidar e clarificar as informações sobre o produto ou serviço.
Sua aplicação permitiu identificar as certezas que fundamentam nosso trabalho, registrar as suposições que necessitam de validação e mapear as dúvidas que demandam pesquisa, assegurando que toda a equipe possua uma visão unificada e otimizando a tomada de decisões desde as etapas iniciais.
Realizei uma análise comparativa detalhada com concorrentes e empresas de sucesso. Com isso, consegui mapear oportunidades de melhoria significativas tanto nos nossos processos internos quanto na interface do produto.
O foco é incorporar essas boas práticas de mercado para otimizar a experiência do usuário e aumentar a eficiência geral da solução.
Estas oportunidades de melhoria foram compiladas em 4 principais dores que foram identificadas na utilização, pesquisa e Matriz CSD. Destas, destacamos as melhores soluções das plataformas abaixo estudadas.
Solução: Importação de listas com detecção automática de dados duplicados e enriquecimento de dados com base em CNPJ, domínio ou e-mail.
Como resolve: Validação automática e enriquecimento ao importar, eliminando necessidade de limpeza manual.
Solução: Match inteligente com base em vários identificadores (email, domínio, nome da empresa) + limpeza automática.
Como resolve: Plataforma bloqueia entradas incompletas e sugere correções automáticas.
Solução: Valida empresas duplicadas já na pré-validação, antes da importação
Como resolve: Mostra uma pré-validação com os dados dos arquivos e aponta os dados incorretos e duplicados, antes da importação, permitindo selecionar o que fazer.
Solução: Enriquecimento automático de dados com atualização em tempo real e checagem contínua.
Como resolve: Marca dados incompletos e prioriza atualização por fontes verificadas
Solução: Integração com CRM para marcar automaticamente empresas já abordadas ou clientes.
Como resolve: Tags e alertas visuais imediatos ao abrir perfil de empresa.
Solução: Identificação automática via sincronização com Salesforce ou Hubspot.
Como resolve: Bloqueia tentativas de abordagem a contas já existentes no pipeline.
Solução: Preview automático com sugestão inteligente de colunas + drag & drop para correção.
Como resolve: Interface clara, preview com correspondência automática por nomes e exemplos de conteúdo.
Solução: Mapeamento automático com base em machine learning e validação visual.
Como resolve: Mostra prévia do que será importado e destaca possíveis erros antes da confirmação
Nesta fase, desenhei a jornada do usuário na plataforma. Mapeei o caminho ideal, passo a passo, para garantir que ele alcance seus objetivos de forma rápida, intuitiva e sem obstáculos. O resultado é um fluxo que aumenta a satisfação e a eficiência, guiando o usuário diretamente a conclusão do processo.
Como parte da avaliação, desenvolvi os wireframes antes da criação do protótipo de alta fidelidade. Desta forma, foi possível validar a solução pensada levando em consideração todas as dores apontadas acima.
A seguir, os exemplos de modal para seleção de arquivos e de colunas no processo de importação.
Durante a criação do projeto, utilizei ferramentas estratégicas para garantir eficiência e alinhamento com os pontos de melhoria identificados.
▪️Figma para prototipagem em alta fidelidade, handoff com desenvolvedores e documentação de uso;
▪️Google Gemini para auxílio na pesquisa de benchmarking e levantamento de requisitos, além de comparação de resultados;
▪️Kanbanflow para documentação das tarefas associadas ao projeto.
O protótipo final desta funcionalidade foi desenvolvido alinhado às principais dores identificadas na pesquisa, à análise de benchmarks de mercado e a insights gerados a partir de testes na plataforma com a rotina atual.
Como resultado, entregamos uma solução robusta, com um padrão visual consistente e plenamente conectada às necessidades do negócio e com uma experiência de uso aprimorada.
A tela inicial foi modernizada mantendo o padrão visual da plataforma, porém, com adição de recursos importantes que se mostraram necessários durante a pesquisa. São eles:
● Mudança do nome de “sinalização” para “Importação”, seguindo padrão de mercado, buscando minimizar fricção com novos usuários.
● Reformulação da visualização da tela para incluir um histórico de ações, proporcionando maior transparência ao exibir quem realizou cada importação e em qual momento.
● Melhoria na gestão das listas de importação, com visualização facilitada, opção de exclusão e indicação clara de quando uma exclusão foi realizada.
Com o objetivo de tornar o processo de importação mais eficiente, intuitivo e acessível para diferentes perfis de usuários, foram realizadas diversas melhorias na interface e na experiência de uso. As mudanças buscam não apenas otimizar a execução da tarefa, mas também reduzir erros, facilitar a compreensão das etapas e manter o foco do usuário durante toda a operação.
O processo de importação foi reformulado para ocorrer em um modal, com o objetivo de concentrar a atenção do usuário e facilitar a conclusão em uma única etapa, além de proporcionar uma interface mais limpa e compreensível. A importação também foi dividida em três etapas, tornando o fluxo mais didático e guiado, o que contribui para uma experiência mais simples e intuitiva.
Na etapa de configurações, foi implementado o mapeamento automático das colunas com base nos títulos ou no padrão dos dados das células, facilitando a operação e reduzindo a ocorrência de erros. Além disso, foi adicionada a opção de sinalizar empresas já clientes, evitando que sejam vinculadas a listas de comunicação ou outras ações de captação.
Na etapa final, foram incluídos totalizadores de linhas e erros, permitindo ao usuário visualizar a quantidade de registros que serão importados ou atualizados. Também foi adicionada uma pré-visualização das inconsistências, indicando quais dados não serão importados. Caso necessário, o usuário pode reimportar o arquivo após corrigir as informações incorretas.
Outra aplicação do modal é permitir a execução do processo a partir de outras telas, como a de Empresas, facilitando a operação e possibilitando sua conclusão em um único ambiente. Após a importação, o usuário já pode aplicar filtros por tag no mesmo contexto, evitando que usuários menos experientes se percam com a navegação entre diferentes telas.
O arquivo foi estruturado para garantir um entendimento coeso e acessível a todos os perfis envolvidos no projeto.
Dentro do Figma, as etapas do processo foram divididas em páginas, como: Pesquisa, Benchmarking, Fluxo, Wireframes e Protótipo.
No Protótipo, os frames estão agrupados em seções conforme suas respectivas funcionalidades, proporcionando uma navegação mais intuitiva. Elementos reutilizados foram devidamente componentizados e organizados na lateral esquerda do arquivo, promovendo consistência visual e facilitando futuras manutenções.
Essa organização contribui para uma comunicação mais eficiente entre as equipes e minimiza dúvidas durante o processo de desenvolvimento.
Durante este projeto, ampliei meus conhecimentos e, a partir dessa reflexão, identifiquei pontos de aprendizado valiosos que contribuirão diretamente para novos projetos.
Não fosse o prazo apertado de 5 dias corridos, poderiam ser incluídas etapas mais detalhadas do processo de UX. Isso poderia abranger a criação de personas, jornadas de usuário e, porventura, pesquisas com usuários (visto que se tratava de um teste técnico).
O projeto foca no objetivo de melhorar a experiência do usuário, porém, não foram definidas métricas de sucesso claras para avaliar o impacto das mudanças implementadas.
Algumas métricas que poderiam ter sido levantadas, seria a redução do tempo para completar a tarefa, o aumento da satisfação do usuário (medido por pesquisas) ou a diminuição da taxa de erros, por exemplo.
Como projeto de teste técnico, não foi possível testar a funcionalidade proposta com usuários, nem foi repassado feedback pelo time de produto da empresa.
O ideal seria a disponibilização do projeto para testes de usabilidade com alguns usuários do sistema. Em falta disso, o feedback da equipe de produto sobre o que era esperado e se a expectativa foi atingida, deveria ter sido repassado para evolução e aprendizado.
Entre em contato e invista em um design revolucionário para seu produto.